O novo gigante dos ares, o fabuloso Airbus A380, fez ontem o seu primeiro voo comercial, com uma duração de sete horas e sete minutos. O avião da Singapore Airlines adaptado para 470 lugares nos 2 andares do aparelho, descolou de Singapura e aterrou suavemente em Sydney na Austrália.
O consórcio europeu Airbus teve imensos problemas com a compatibilidade de alguns programas e com a instalação de 500 quilómetros de cabos e fios eléctricos, que atrasaram tudo quase dois anos e levaram ao corte de cerca de 10 mil postos de trabalho.
A entrega do aparelho à companhia aérea aconteceu com 18 meses de atraso em relação ao programa estabelecido. Na imagem, um aparelho na fase da montagem.
Brevemente este modelo terá um rival da Boeing à altura. Irá chamar-se Boeing 787 Dreamliner .
E já que falamos do futuro, vejamos algo verdadeiramente notável, apresentado pela Nissan este mês, no Salão Automóvel de Tóquio. Neste "mini " carro em forma de ovo, a cabine gira 360º sobre o seu próprio eixo, mudando a posição da porta. As rodas, cada uma com o seu próprio motor, movimentam-se de maneira independente e viram 90º para facilitar o estacionamento. Tem ainda um robot que fala e orienta o motorista.
E que tal? Trata-se do concept Pivo 2.
Já agora, se desconhecem o significado do título deste post , "Smoke on" era a voz de partida para todos os pilotos da Red Bull Air Race .