Um belíssimo e arrojado Mazda RX-8 "estampado" num monovolume também Mazda , num trabalho que peca por não fazer justiça à enorme beleza e originalidade do modelo desportivo nipónico equipado com motor rotativo Renesis, que com muita pena minha, raramente se vê a circular nas nossas estradas.
MAZDA RX-8
O motor 1.3 com duas câmaras de 654 cm³ é o item mais interessante do RX-8. No lugar dos cilindros, bielas e pistões convencionais, há dois rotores triangulares que giram, cada um numa câmara, comprimindo os gases de admissão e escape numa parede circular. Com a ajuda do alto nível de rotação que alcança, o motor Renesis 13B consegue extrair 250 cavalos a 8.500 rpm e 22 kgfm de torque a 5.500 rpm, no caso da versão com caixa manual de 6 velocidades. Com caixa automática de 4, a potência cai para 210 cv e o torque chega a 22,7 kgfm a 5.000 rpm, nada espantoso, mas suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em torno de seis segundos. Único fabricante no mundo a manter vivo o motor rotativo Wankel, cuja patente adquiriu em 1961.